Com futebol medíocre, Cruzeiro perde para o Grêmio e amarga lanterna do Brasileiro
Cruzeiro não jogou bem e foi derrotado com justiça no sul (Lucas Uebel/Light Press/Cruzeiro)
Mostrando um futebol burocrático e sem qualquer ambição, o Cruzeiro não foi páreo para o Grêmio e acabou derrotado com justiça por 2 a 0 na noite deste domingo, em Porto Alegre, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do tricolor foram marcados por Luan e Douglas.
Com o segundo revés consecutivo, o time de Paulo Bento estacionou nos oito pontos e amarga agora a lanterna da competição. Já o Grêmio chegou aos 18, saltando para a terceira posição na tabela.
Nesta quarta-feira, o Cruzeiro encara a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, enquanto os gaúchos fazem mais um jogo na Arena Grêmio, desta vez contra o Vitória, na quinta.
O jogo
A baixa temperatura em Porto Alegre – cerca de 6º graus no início do jogo – parece ter esfriado o ânimo das duas equipes. Enquanto o Grêmio tentava, sem sucesso, tomar as rédeas do jogo, o Cruzeiro se limitava a defender.
Aos poucos, o time de Paulo Bento começou a se soltar. Aos 11 minutos, após cobrança de lateral na área, a zaga aliviou, mas a bola sobrou limpa para Romero, que arriscou de fora da área. Apesar de forte, o chute saiu sem direção.
A primeira chegada mais incisiva do Grêmio aconteceu apenas aos 27 minutos. Após boa troca de passes, a bola ficou com Douglas, que se livrou da marcação e bateu colocado de esquerda. Atento, Fábio pegou sem dificuldades.
Aos 37, Everton recebeu pela direita, cortou para o fundo e ariscou o chute, mas a bola passou sem perigo por cima da meta cruzeirense. Cinco minutos depois, o Grêmio esteve muito perto de abrir o placar. Luan recebeu na direita, trouxe para o meio e bateu colocado. A bola beijou a trave direita de Fábio e sobrou para Douglas, que, em posição legal, isolou.
Os donos da casa marcou seu primeiro gol aos 43 minutos. Everton descolou lindo cruzamento para Luan, que cabeceou para o chão, sem qualquer chance de defesa para Fábio.
O Grêmio voltou melhor na etapa final. Aos quatro, Luan tocou para Maicon, que chutou forte no meio do gol. Fábio defendeu sem problemas. Aos seis, veio o segundo gol. Luan, principal nome do ataque gremista, recebeu na direita e chutou forte. Fábio rebateu para o meio da área e Douglas, de cabeça, mandou para o fundo das redes.
Aos 16, outra ótima trama ofensiva gaúcha. Luan recebeu na direita, tocou para Douglas no meio, que achou Everton livre na esquerda. O atacante entrou na área e chutou forte, rente à trave direita.
Mesmo sem merecer, o Cruzeiro teve a oportunidade de reduzir a desvantagem aos 23 minutos. Riascos recebeu na entrada da área e chutou forte. Marcelo Oliveira cortou com o braço e o árbitro Thiago Duarte Peixoto marcou o pênalti. Na cobrança, Arrascaeta encheu o pé, mas a bola saiu à esquerda do gol.
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Gols: Luan, aos 43 min do 1ºT, Douglas, aos 6 min do 2ºT
Grêmio: Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel (Marcelo Hermes), Wallace Reis (Bressan) e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Jailson), Giuliano e Douglas; Everton e Luan. Técnico: Roger Machado
Cruzeiro: Fábio; Lucas, Bruno Viana, Fabrício Bruno e Bryan; Romero, Henrique, Alisson (Bruno Ramires) e Arrascaeta; Rafael Silva (Alano) e Riascos (Willian). Técnico: Paulo Bento